LADING

Olhe para a história

Olhe para a história

Passamos por uma época em que nosso dia a dia era levado/empurrado com a barriga – afinal, tudo tinha que ser feito para ontem. Agora chegou a hora de repensarmos por que fazemos o que fazemos. Este blog, por exemplo, se propõe a isso. Contudo, para entendermos realmente que horas são, os nossos reais desafios e perspectivas, é preciso olhar para trás. Aprender com a história.

História não é apenas uma disciplina da escola. Precisamos ao longo da nossa vida visitá-la para que compreendamos de maneira profunda o presente e a nossa vida. Até que ponto o nosso dia a dia foi crivado pela maldição das fórmulas fáceis? Até que ponto a tentação da solução rápida distorceu as escolhas complexas? De que forma o impulso de ver as condições futuras como uma simples extrapolação das tendências atuais atrapalhou as decisões de hoje?

Ao pensarmos nessa perspectiva, o estudo sobre a história ajudam a lançar luz sobre tais questões. Se estamos minados por julgamentos sobre a atualidade com óculos distorcidos, por que não ver o que passou para entender se estamos cometendo os mesmos erros?

Passado e futuro? Presente.

Compreender as ligações entre o passado e o presente é absolutamente básico para uma boa compreensão da condição de ser humano. Isso, em poucas palavras, é o motivo pelo qual a História é importante. Não é apenas ‘útil’, é essencial. Tanto para seu filho, quanto para você.

O estudo do passado é essencial para nos enraizarmos no tempo. Somos seres históricos e estamos fazendo história – aqui e agora. E por que isso deveria importar? A resposta é que as pessoas que se sentem sem raízes vivem vidas sem raízes, muitas vezes causando muitos danos a si mesmas e aos outros no processo. Não sabendo por que fazem o que fazem.

Na verdade, na extremidade mais extrema do espectro fora da história, vamos pensar naqueles com a experiência angustiante de perda completa de memória. Eles não conseguem viver a vida “livres”. Afinal, todas as pessoas têm um contexto histórico completo. Mas alguns, geralmente por motivos que não são culpa deles, crescem com uma sensação fraca ou perturbada de sua própria posição, seja dentro de suas famílias ou no mundo mais amplo: qual meu lugar no mundo? Isso é sintoma de uma falta de senso de raízes.

Ter raízes é saber de onde viemos. Para saber para onde vamos e onde estamos.

Por que a história importa.

Vamos ser diretos no assunto. Listei algumas razões pelas quais o estudo sobre o passado interessa para todos nós.

  1. A história nos ajuda a desenvolver uma melhor compreensão do mundo.

Você não pode construir uma estrutura na qual basear sua vida sem entender como e por que as coisas funcionam no mundo. A história nos mostra detalhadamente como a sociedade funcionava ao longo dos séculos e quais foram as mudanças e por que elas ocorreram. Nisso, podemos criar um paralelo com o presente e observar pontos de contato entre o passado e o presente. Também nos ajuda a determinar como abordar o futuro, pois nos permite aprender com nossos erros e acertos do passado.

  1. A história ajuda-nos a compreender a nós mesmos

Para entender quem você é, é preciso desenvolver um senso de identidade. Uma grande parte disso é aprender onde você se encaixa na história de seu país, da sua família ou na comunidade global. Se pensarmos no Brasil, entender como os grupos foram criados, como a cidade da sua família nasceu e assim por diante, nos dá aquela sensação de raiz. E, o mais importante de tudo, dá a você a capacidade de identificar (e apreciar) os legados que você pode ter herdado deles.

  1. A história nos ajuda a aprender e a compreender as outras pessoas

A história não é apenas uma introdução essencial ao seu próprio país, herança étnica ou ancestralidade. Também é uma ferramenta valiosa quando se trata de compreender aqueles que são diferentes de nós. Livros de história global, nacional e regional nos ajudam a entender como outras culturas afetam a nossa, por exemplo.

Assim, a história nos encoraja a desenvolver um maior apreço pelas influências multiculturais também dentro de nossas próprias comunidades.

  1. A história nos ajuda a desenvolver um novo nível de apreciação por quase tudo

O passado é mais do que apenas o registro vivo de nações, líderes e guerras. É também a nossa história como sociedade. Está repleto de contos de como alguém defendeu aquilo em que acreditava, ou morreu por amor, ou trabalhou muito para realizar seus sonhos. Todas essas coisas são conceitos com os quais podemos nos relacionar; é enriquecedor saber que o mesmo acontece com Abraham Lincoln, Thomas Jefferson ou Martin Luther King.

Seja curioso(a) pela vida

Além disso, a história é vida. E a vida, por si só, é simplesmente interessante. Tudo o que você gosta em seus filmes, programas de televisão e romances de ficção favoritos, você pode experimentar aqui na realidade, ao estudar história. Explore as possibilidades hoje e entre em um mundo totalmente novo que mudará quem você é para sempre. Não entrar no piloto automático e observar a história se fazer a olho nu.

 

Deixe um comentário

Bitnami